Descrição
A motobomba LD1800 foi especialmente concebida e aperfeiçoada ao longo de muitos anos para satisfazer os requisitos dos Serviços de Emergência, incorporando muitas funcionalidades para garantir um funcionamento confiável em situações de combate a incêndios ou outras operações de emergência.
Dotada com arranque elétrico e escorva automática através de um sistema que usa os gases de escape, pode ser colocada em serviço de forma fácil e rápida em quaisquer situações de emergência apenas por um operador. Os seus débitos típicos variam de 1.100 lpm @ 10 bar até 2.600 lpm @ 1 bar.
Para seu acionamento é usado um motor Ford, recondicionado, 4 cilindros, Diesel, injeção direta, arrefecido a água, com 44 kW (60hp). Os corpos das bombas Angus são extremamente robustos e estão preparados para suportarem pressões de alimentação muito elevadas, para poderem ser usadas a partir de hidrantes ou como bombas “relé”, o que lhes permite serem alimentadas a partir de mananciais de elevada pressão sem que tal afete a bomba ou exceda os seus valores nominais de pressão, uma característica pouco comum em bombas com especificação mais baixa existentes no mercado. O corpo da bomba LD1800 está preparada para resistir até 20 bar (pressão máxima de funcionamento 13,3 bar) 1,5 vezes mais que a pressão máxima de saída recomendada.
Aplicações
- Corporações Bombeiros: No combate a incêndios, com um débito de 1.800 lpm @ 7 bar é possível alimentar até 6 linhas de água e dispor ainda de pressão de reserva;
- Fogos Florestais: O motor de 44kW usado permite bombar cerca de 765 lpm de água a mais de 1 km distância e mesmo assim entregar às agulhetas no fim da linha uma pressão de cerca de 4 bar;
- Em situações de enxurradas ou cheias: Em situações onde o débito se sobrepõe à pressão a LD1800 consegue bombar 2.600 lpm.
Funcionalidades Base
- Motor de 4 cilindros que combina a fiabilidade com a economia;
- Arranque elétrico 12V;
- Depósito combustível 31 litros capacidade (autonomia para 3 hora a 60% da carga);
- Sistema de ferra por ejetor, simples e fácil, capaz de ferrar a bomba até 7 mca;
- Quadro e outros componentes em aço inox grau 304;
- Corpo da bomba e impelidor em liga leve, qualidade marítima, à prova de corrosão;
- Mano vacuómetro em banho de glicerina;
- Ponto entrada/saída elétrica.